Entre sonhos e delírios

Sabe aqueles dias que você acorda com um sorriso no rosto ao lembrar do sonho que ainda está fresquinho na memória e sabe que isso vai fazer o seu dia melhor? Quando o sonho fica tão nítido que parece até que aconteceu realmente? Isso pode ser muito bom não é mesmo? Exceto quando se transforma num pesadelo é claro!
Normalmente os sonhos são bem esquisitos em sua grande maioria. Por exemplo, ao mesmo tempo que estamos em um lugar, num piscar de olhos, vamos para outro. Em alguns sonhos  reconhecemos onde estamos, ou as pessoas, em  outros não. Podemos nos tornar mais jovens ou até mais velhos. Isso é muito maluco. Comigo acontece muito de  visitar  meu passado através dos sonhos, indo a lugares que fizeram parte da minha história, outros consigo até vislumbrar um pedacinho do meu futuro. É incrível como os sonhos podem se tornar como uma máquina do tempo e nos transportar para outras épocas. Digo isso pois, já sonhei com lugares que depois de algum tempo vim a conhecer "isso ainda é um mistério pra mim!" Reconhecia tudo, cores, cheiros, toda a paisagem.
É normal sonharmos com alguém em quem a gente anda pensando muito, quem sabe uma paixão platônica, ou até mesmo pessoas com quem conversamos mais durante nosso dia. Isso acontece com todo mundo. Podemos não lembrar direito, mas acontece.
Mas acho interessante  quando sonho com alguém que não estou tendo muito contato e o sonho me surpreende. É como se estivesse me chamando a atenção pra essa pessoa. E às vezes quando isso acontece acordo  com aquela cara de boba, desejando que fosse uma realidade.
Já pensou que louco seria se conseguíssemos nos encontrar de verdade com alguém nos nossos sonhos? Alguém que está muito distante, ou talvez nem tão distante assim. Se pudéssemos combinar um encontro? Se isso fosse possível, com quem você gostaria de se encontrar? Acho que muita gente gostaria dessa possibilidade.
Se você for como eu, vai concordar que pelo menos nos sonhos seria mais fácil encarar aquela pessoa que te deixa constrangido, que te faz trocar as palavras, ou ficar sem elas. Encontros ao vivo tem esse poder de deixar a gente meio bobo, meio sem rumo. Ficamos ansiosos e às vezes enfiamos os pés pelas mãos, ou não sabemos bem o que fazer com elas...
Nos sonhos isso pode ser bem menos constrangedor. Pelo menos funciona melhor comigo. Me sinto mais leve, deixo de lado as paranoias, as exigências, os traumas, as frustações, os preconceitos. Talvez por isso comparo os sonhos a uma máquina do tempo, onde tenho o poder de alterar, com muita facilidade, o que me tornei depois das pancadas da vida.  Ou ver o futuro com uma outra perspectiva, com menos peso, com mais coragem, posso ser capaz até mesmo de voar, ficar mais forte ou até mesmo mudar de aparência, se acaso isso for preciso. Pensando bem acho que o melhor dos sonhos é essa capacidade  de nos transformar em seres multiformes, sem ficarmos assustados com isso. As coisas simplesmente acontecem... num simples piscar de olhos.
 





Um comentário: