Corajosa como uma Maçã

Há alguns meses atrás estive em um sacolão do bairro onde moro para comprar algumas verduras e frutas. Chegando lá, vi uma Maçã muito linda em exposição nas primeiras bancas, parecia com aquelas Maçãs do filme do conto de fadas que crescemos assistindo, me fez até lembrar da famosa cena em que a mocinha come a Maçã enfeitiçada. Foi mais ou menos assim que fiquei ao vê-la, enfeitiçada pela sua beleza e pelo seu brilho. Como era de se esperar levei-a para casa comigo e pelo fato do preço estar um pouco salgado demais ela acabou sendo a única da sua espécie a me acompanhar.
Chegando em casa disse a minha filha que deveria comê-la logo, enquanto ela estava bonita e aparentemente apetitosa, o que não aconteceu naquele dia, nem nos próximos. Quando questionava se ela não a comeria só me respondia:"depois mãe, depois..."
Os dias se passaram, e acabei esquecendo que a Maçã ainda estava lá, acho que pelo motivo dela parecer ter se escondido no fundo da prateleira, na parte inferior, como se estivesse evitando ser encontrada a todo custo e isso acabou funcionando. Ela era uma fruta muito inteligente!
Um mês se passou e ela continuava lá. Como das outras vezes peguei-a para ver se havia murchado, mas para minha surpresa ainda permanecia intacta, fiquei impressionada como ela ainda poderia ter durado tanto tempo e em consideração a sua força não consegui comê-la. Voltou então para a prateleira, agora na parte da frente, para que eu pudesse acompanhá-la com mais frequência e ver quanto tempo ela ainda sobreviveria.
Ela venceu o segundo mês, com um pouco menos de brilho e um pouco mais macia do que antes. Entendi que se ela estava ali, resistindo tanto é porque queria me dizer algo e resolvi esperar mais um pouco.
Entrou no terceiro mês, agora já murchando um pouco e com aparência de cansada. Peguei-a novamente, mas dessa vez sabia que seria nossa despedida, me vi com o coração apertado pela primeira vez por ter que partir uma fruta, nunca havia me apegado tanto assim antes. Decidi que se ela havia resistido tanto tempo merecia continuar existindo e foi aí que finalmente me lembrei que poderia plantar suas sementes e assim teria uma chance de continuar com minha querida amiga da geladeira. Assim o fiz, retirei todas as sementes e plantei numa cesta que havia plantado umas violetas e outras florzinhas pequenas, achei que assim veria mais fácil se ela brotasse.
Os dias se passaram e como estava chuvendo fiquei sem obervar diariamente as plantas, pelo fato de não precisar regá-las. Quando finalmente fui ver, havia nascido uma plantinha diferente próximo ao lugar onde havia colocado as sementes, mas para meu desespero haviam várias lagartinhas pequenas devorando com muita vontade cada folhinha da pequenina plantinha. Fiquei agoniada e arranquei cada lagarta implorando para que elas parassem de destruir minha amiga. Após a sessão de salvamento fiquei conversando com ela por um tempo, implorando para que ela resistisse e continuasse lutando, como sempre fez.
Alguns dias depois ela começou a brotar novamente, três lindas folhinhas nasceram, verdinhas e fortes. Não tenho certeza se é minha amiga Maçã, tentei comparar as folhas com fotos da internet mas ainda estão muito pequenas. Talvez não seja, talvez seja outra plantinha que foi colocada ali por algum pássaro. Talvez não seja a minha Macieira geneticamente falando, mas com certeza é a minha Macieira de coração.
Das lições que ela me ensinou ficaram algumas que preciso compartilhar aqui:
1º Cuide da sua aparência, ela pode te abrir algumas portas e vai dizer muito sobre você também. Quando não estamos muito bem não importamos muito com alguns cuidados básicos em relação ao nosso corpo. Fique atento a isso. 
2º Às vezes vai ser necessário você se afastar um pouco de algumas situações ou de alguém para se manter vivo. Quem sabe até se esconder por um tempo.
3º Não desista, não se entregue facilmente, mesmo quando estiverem querendo te devorar, seja inteligente e use seus recursos disponíveis no momento.
4º Quando não tiver mais jeito e a situação parecer ter chegado ao fim, faça como a semente, descanse o tempo necessário para recuperar as forças, mas não se demore muito, volte e continue crescendo e  lutando contra tudo que tentar destruir você. Em algum momento a situação vai mudar e do nada pode até aparecer alguém disposto a te ajudar a crescer e a  produzir muitas Maçãs ou o fruto que você preferir. Só não desista nunca, ok?!



6 comentários: