Libras - mãos que falam

Comecei a estudar Libras por interesse em conseguir me comunicar com pessoas surdas. Confesso também que fui impulsionada por ser matéria que fará parte da grade de estudos do curso que estou fazendo na faculdade, mas só verei daqui há alguns meses.
Estou tendo a oportunidade de participar de um curso básico, fornecido por um departamento ligado a igreja que congrego. Fiquei um tanto quanto perdida no início, achando que seria impossível aprender o alfabeto e os outros sinais. Tive dores nas articulações das mãos só de treinar. Mas agora já consigo entender um pouco as letras e um pouquinho de alguns sinais.
Vou compartilhar aqui o que estudar Libras tem me ensinado e realmente espero incentivar você a querer aprender também. Acho que está me tornando alguém melhor.
Por natureza sou uma pessoa um tanto quanto voada, ou seja, vivo meio que no mundo da lua. Eu diria que tenho grande facilidade em me desligar do mundo real e usar esses momentos para me inspirar. Por esse motivo costumo ter um pouco de dificuldade de prestar atenção nas pessoas por muito tempo, ou seja, se a conversa é longa viajo nos pensamentos e perco um pouco do conteúdo do assunto. É como se abrissem links imaginários na minha mente e me levassem para outra tela, entende? Isso acaba sendo um pouco constrangedor às vezes.
Ao começar estudar Libras percebi que não posso agir assim, caso contrário nunca conseguirei aprender. Por um simples detalhe; preciso "olhar" pra pessoa, prestar bastante atenção nela, olhar pras mãos, pras mudanças de expressões faciais, pros movimentos gestuais. Enfim, tenho que manter o foco e confesso que essa tem sido a parte mais difícil pra mim (uma simples iniciante em libras).
Fico imaginando as dificuldades que os surdos tem para se comunicarem com as pessoas, devido a nossa ignorância em relação ao seu idioma; os preconceitos que enfrentam e a discriminação e como eles fazem isso de peito aberto e "mãos fortes".
Daí eu me fiz uma pergunta: como não me apaixonar por libras? Impossível!
Um idioma que é falado com as mãos merece no mínimo o nosso respeito, admiração, interesse e esforço em aprendê-lo.
Posso dar aqui alguns motivos: mãos transmitem grande parte do que somos. É com elas que cumprimentamos alguém que acabamos de conhecer; é com elas também que fazemos carinho em quem amamos; é com elas que levamos os alimentos à boca pra saciar a forme; é com elas que limpamos o nosso corpo e as coisas ao nosso redor; é com elas que plantamos flores e é com elas que fazemos o nosso trabalho; é com elas que dizemos adeus a quem está partindo, por um período ou pra sempre; é com as mãos que seguramos o nosso coração naqueles momentos que temos a impressão que ele vai sair do peito; é com as mãos que escrevemos aquilo que gostaríamos de dizer mas não conseguimos; é com elas que aplaudimos e demonstramos assim nossa alegria.
Enfim, as mãos são realmente incríveis e mais incrível ainda é o que elas poder fazer através da Libras.
Apaixone-se por suas mãos e perceba a importância de se aprender Libras e ter o privilégio de fazer parte do mundo de pessoas tão especiais, que aprenderam com o silêncio o que nós ouvintes ainda precisamos muito aprender!



4 comentários: