Inclusão social, estamos fazendo isso direito?

Inclusão social, termo que esta sendo muito usado nesses últimos tempos. Mas será que realmente entendemos seu verdadeiro significado?
Segundo o dicionário "é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. É oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos."
A inclusão é necessária e infelizmente demoramos muito para entender isso. Ela vem acontecendo aos trancos e barrancos, mas vem. Temos nos tornado mais sensíveis às dificuldades  alheias e isso é muito bom.
Escutamos belos discursos sobre o tema, que começam muito bem, até o locutor se entregar e deixar seu preconceito ser revelado.
Mas e nós? o que podemos esconder atrás das atitudes que tomamos para que esse processo se realize? Falo da hipocrisia humana. Queremos fazer com que a inclusão aconteça, mas no caminho nos revelamos preconceituosos às diferenças e dificuldades do outro.
Não aceitamos bem o diferente, ele incomoda, por revelar algumas vezes nossos próprios defeitos e medos ou por ignorância mesmo. Por esses motivos queremos igualá-los a maioria, pelo menos na aparência.
Hipocrisia!
Nosso  corpo sem deficiência não nos faz melhor que alguém que a possua.
Nossa opção sexual não nos  faz melhor que alguém diferente de nós.
Nossa capacidade maior de aprendizado não nos da o direito de humilhar alguém que necessite de um tempo maior para consegui-lo.
Nossa fé e princípios religiosos não nos dão o direito de poder enfiá-los guela abaixo de ninguém.
Então, façamos um acordo, se realmente vamos aderir a inclusão, analisemos melhor nossas atitudes. Façamos algumas perguntas a nós mesmos:
-Eu entendi o significado dessa palavra?
-Eu entendi como conviver com as diferenças?
-Eu estou fazendo isso com amor? Ou eu estou querendo que o outro seja como eu?
-E se ele não quiser ser como eu? Vou continuar a amá-lo?
-Eu entendi que apesar de poder não ter alguma deficiência ou diferença em relação a maioria, também tenho um monte de defeitos que são tolerados todos os dias pelas pessoas que convivem comigo?
-Eu entendi?
Após conseguir responder a essas perguntas, levante-se, participe desse projeto. No final tenha certeza que o maior beneficiado será você, quando perceber que aprendeu muito mais do que ensinou.

Para entender melhor, assista o vídeo abaixo:


2 comentários: