Para os dias tristes

Tem dias que a tristeza parece  nos escolher para nos fazer companhia. Ela vem de mansinho, nos abraça e temos a impressão que ela não vai  ir mais embora. Hoje foi um desses dias, apesar do sol forte lá fora, estava com a sensação que o céu estava nublado, tudo parecia estar na cor cinza e o vento parecia ter se escondido. A temperatura estava alta me deixando a sensação que pegaria fogo a qualquer momento. O ar me faltava e todo o meu corpo estava pesado. O dia foi longo, daqueles em que todos os problemas resolvem aparecer de uma só vez pra você resolver e seu cérebro simplesmente paralisa e você não consegue ir a lugar algum.
Com certeza esse foi o dia  mais longo do ano, a impressão é que durou 48 horas. Para amenizar essa sensação resolvi tomar um banho, peguei minha toalha na esperança de conseguir recuperar o fôlego que estava escasso o dia todo. Sempre levo o celular para ouvir música enquanto tomo banho, coloquei minha playlist super aleatória  pra tocar enquanto me despia e ela iniciou logo com a música Shallow (A Star Is Born) da Lady Gaga e Bradley Cooper. Desmontei! Liguei o chuveiro e não sabia quem me molhava mais, se ele ou minhas lágrimas. É incrível como chorar debaixo do chuveiro tem um poder libertador. Todo o peso e o cansaço do dia eu deixei ali. É claro que eu repeti a música duas vezes, afinal, chorar com música é muito mais dramático e poderoso.
A sensação que tenho é que o chuveiro é aquele amigo bem íntimo, que sabe que você não está bem e faz o possível pra te ajudar a relaxar, te ouve, te limpa, tira o peso das costas e o melhor, ele nunca conta seus segredos pra ninguém. O que vocês conversam ali, fica ali.
Saí do chuveiro em prantos e ainda levei um tempinho pra parar e pra conseguir me vestir também. Sentei à beira da cama e fiquei olhando para o nada. Resolvi pegar o caderno e escrever um pouco, pra ver se afastava de vez a tristeza que insistia em não ir embora. Pensei em tudo que havia acontecido nos últimos dias, comigo e com todo o país que estava abalado pela tragédia ocorrida em nosso estado, na cidade de Brumadinho. A tristeza é tanta que parece ter contaminado o ar, ficou difícil até pra respirar, impossível não chorar com algo tão terrível, impossível não sentir a dor de um povo que tem sofrido tanto. Até a natureza chora junto.
Nesses momentos tento pensar nos motivos que alegram meu coração e substituir os pensamentos ruins pelos bons. É um exercício complicado, exige esforço e escrever sempre ajuda a melhorar.
Respirei fundo, senti o ar enchendo meus pulmões, segurei a respiração por um tempo maior, só pra perceber ainda mais o seu valor quando voltasse a  respirar normalmente. Agradeci por poder fazer isso.
Percebi que o choro havia cessado e me sentia melhor, olhei em minha volta e não senti mais a tristeza por perto. Parece que ela havia desistido de mim e ido embora. Não sei dizer se ela irá demorar voltar, pois ela sempre volta. O que sei é que meu chuveiro vai estar lá pronto pra me ouvir e me ajudar e meu caderno também, sempre receptivos ao que eu tenho a lhes dizer.
Para enfrentar momentos assim é preciso não se entregar aos pensamentos ruins e reforçar os bons. Pra isso é preciso criar boas lembranças, sempre que possível. Elas te darão força pra mudar o rumo dos dias tristes.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. (Lam 3:21)"


6 comentários:

  1. Uaaau! Q texto!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
  2. Obrigada minha flor de formosura ❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto. Incrível e ao mesmo tempo abismado como ainda existem pessoas que conseguem extrair humor de péssimo gosto e falta de compaixão em um caso tão dolosoro como o de Brumadinho. Muito louvável a sua atitude de colocar um texto expondo seus sinceros sentimentos com nossos irmãos brumadinhenses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marcelo, fico feliz que tenha gostado, obrigada pela sua opinião, grande abraço!!

      Excluir
  4. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir