Peixes


Estive pensando o porquê de Jesus ter usado tanto a figura de peixes para ensinar aos discípulos.
Jesus gostava de usar situações conhecidas pelas pessoas para que quando falasse pudesse ser compreendido de forma mais clara, algo relacionado ao cotidiano das pessoas.
Um desses recursos foi a figura do peixe, algo muito comum no meio dos seus discípulos, familiarizados com a pescaria.
Quando você resolve ir a uma pescaria é necessário que tome alguns cuidados, como por exemplo:
-Se preparar: ir a um lugar onde sabe que irá encontrar os peixes, providenciar a vara, o anzol, isca, etc. Não têm como ir despreparado, os resultados não serão satisfatórios.
-Tomar a postura certa no momento da pescaria, como ficar em silêncio, é preciso ouvir os peixes para conseguir pescá-los. Falar muito só irá espantá-los. Tem pescador falando demais e ouvindo de menos, infelizmente.
Você sabia que temos muito mais em comum com os peixes do que imaginamos? Não, eu não estou louca, bom, pelo menos não muito..rsrs! Sabia que a temperatura sanguínea dos peixes se equilibra com o ambiente? Pois é, isso te lembra algo? Como quando seu sangue ferve em alguns ambientes? Tipo quando te irritam, te provocam? Sua temperatura sanguínea também se equilibra com o ambiente, na maioria das vezes. Talvez por nos conhecer tanto, Jesus tenha usado o peixe para ensinar algumas coisas:
1º) Multiplicação de alimentos, ensinando sobre provisão, por duas vezes ele vez isso (Mateus 14:17-21 usando 5 pães e 2 peixes e Mateus 15:34-39 usando 7 pães e alguns peixinhos) 
2º) Pagamento de impostos, ensinando sobre responsabilidades, (Mateus 17:27 pedindo a Pedro para pescar um peixe onde encontraria uma moeda)
3º) A pesca maravilhosa, renovando o ânimo dos discípulos (Lucas 5:4-11)
4º) Refeição, valorizando a comunhão entre os discípulos, usa o peixe como alimento (João 21:9-14).

Sabe o que acontece com um peixe após ser pescado? Isso mesmo, ele morre. 
Agora entende porque no início disse que temos muito mais em comum com eles? O mesmo tem que acontecer conosco, precisamos morrer para nós mesmos, caso contrário não serviremos de alimento para quem necessita.
Existem peixes belíssimos, mas que só servem para agradar aos olhos, vivendo em aquários e se mostrando para tudo e para todos, mas infelizmente continuam bem vivos.
Não existe maior alegria para o pescador quando a pesca é bem sucedida. Se você já pescou alguma vez na sua vida vai entender o que eu estou falando. Vale a pena todos os esforços, só para ver o peixe fisgar isca. 
Agora entendo um pouco mais porque os primeiros discípulos que Jesus escolheu foram pescadores. Haveria uma enorme quantidade de peixes à espera, só para serem pescados e dispostos a se entregar para um propósito bem maior do que ser somente um peixe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário